Alun@s com disposição de reunir material e dar suporte à utilização do Dispositivo Pedagógico da Mídia na Educação.
RSS

domingo, 23 de maio de 2010

Descobrindo o livro e o prazer em ouvir histórias


Crianças que convivem em ambientes de leitores e para as quais adultos lêem com freqüência, interessam-se mais pela leitura e desenvolvem-se com maior facilidade nesta área. Logo, a leitura diária tem uma presença fundamental na rotina das crianças. Para isso site da revista NOVA ESCOLA é uma opção para professores que buscam novas ideias de planejamentos para as suas aulas de leitura com as crianças, podendo assim despertar o interesse delas por livros e historinhas. Uma atividade bastante produtiva é essa que trazemos hoje trabalhando com a leitura na educação dos pequenos.

Descobrindo o livro e o prazer em ouvir histórias

Faixa etária - 0 a 3 anos

Conteúdo - Linguagem oral e comunicação

Objetivos :
Criar o hábito de escutar histórias.
Favorecer momentos de prazer em grupo.
Enriquecer o imaginário infantil
Favorecer o contato com textos de qualidade literária.
Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.

Para crianças de até 1 ano

Dirigir-se aos livros por meio de falas, gestos, balbucios (gritinhos, sorrisos, vocalizações, entre outros) e expressões faciais.
Imitar sons com base na fala do educador.
Estabelecer situações comunicativas significativas com adultos e outras crianças do grupo.
Reconhecer o livro como portador de história, manifestando prazer ao explorá-lo e ao ser convidado pelo professor para escutar o que será lido.
Ouvir o professor com progressiva atenção.

Para crianças de até 3 anos

Além dos objetivos acima:
Ampliar repertório de palavras e histórias conhecidas.
Construir frases e narrativas com base nas conversas sobre os livros.
Entreter-se com leituras mais longas participando atentamente.
Reconhecer e nomear alguns livros.
Manipular o livro, folheando as páginas e fazendo referências às imagens.
Cuidar do livro e valorizá-lo.
Imitar o adulto lendo histórias
Desenvolvimento Tempo estimado
Todos os dias.

Material necessário - Livros de literatura, almofadas e bebês-conforto.

O trabalho começa com a sua preparação. Selecione livros com textos bem elaborados e ilustrações de qualidade. As histórias devem ter estruturas textuais repetitivas que favorecem a compreensão e a memorização. Programe-se para disponibilizar os livros em diferentes momentos da rotina. Promova conversas sobre eles fazendo perguntas e descrições, destacando os personagens e retomando as partes que as crianças consideram mais queridas. Após apresentar um livro novo, repita a leitura dele várias vezes para que a turma possa se apropriar da narração, memorizar partes da história e interagir com seu conteúdo. Alterne, na semana, a leitura de histórias repetidas e a introdução de novas. Esteja sempre atento às iniciativas das crianças e responda a elas por meio da fala, de gestos e de expressões faciais. Sempre promova conversas entre as crianças sobre o que foi lido.


O restante do plano de aula se encontra no site da Revista Escola e além dessa você pode encontrar outras atividades envolvendo diversas áreas a serem trabalhadas na educação infantil.
Vale a pena dar uma olhada!!!

0 Dê o Seu Recado:

Postar um comentário