Crianças que convivem em ambientes de leitores e para as quais adultos lêem com freqüência, interessam-se mais pela leitura e desenvolvem-se com maior facilidade nesta área. Logo, a leitura diária tem uma presença fundamental na rotina das crianças. Para isso site da revista NOVA ESCOLA é uma opção para professores que buscam novas ideias de planejamentos para as suas aulas de leitura com as crianças, podendo assim despertar o interesse delas por livros e historinhas. Uma atividade bastante produtiva é essa que trazemos hoje trabalhando com a leitura na educação dos pequenos.
Descobrindo o livro e o prazer em ouvir históriasFaixa etária - 0 a 3 anosConteúdo - Linguagem oral e comunicaçãoObjetivos :Criar o hábito de escutar histórias.Favorecer momentos de prazer em grupo.Enriquecer o imaginário infantilFavorecer o contato com textos de qualidade literária.Valorizar o livro como fonte de entretenimento e conhecimento.Para crianças de até 1 anoDirigir-se aos livros por meio de falas, gestos, balbucios (gritinhos, sorrisos, vocalizações, entre outros) e expressões faciais.Imitar sons com base na fala do educador.Estabelecer situações comunicativas significativas com adultos e outras crianças do grupo.Reconhecer o livro como portador de história, manifestando prazer ao explorá-lo e ao ser convidado pelo professor para escutar o que será lido.Ouvir o professor com progressiva atenção.Para crianças de até 3 anosAlém dos objetivos acima:Ampliar repertório de palavras e histórias conhecidas.Construir frases e narrativas com base nas conversas sobre os livros.Entreter-se com leituras mais longas participando atentamente.Reconhecer e nomear alguns livros.Manipular o livro, folheando as páginas e fazendo referências às imagens.Cuidar do livro e valorizá-lo.Imitar o adulto lendo históriasDesenvolvimento Tempo estimadoTodos os dias.Material necessário - Livros de literatura, almofadas e bebês-conforto.O trabalho começa com a sua preparação. Selecione livros com textos bem elaborados e ilustrações de qualidade. As histórias devem ter estruturas textuais repetitivas que favorecem a compreensão e a memorização. Programe-se para disponibilizar os livros em diferentes momentos da rotina. Promova conversas sobre eles fazendo perguntas e descrições, destacando os personagens e retomando as partes que as crianças consideram mais queridas. Após apresentar um livro novo, repita a leitura dele várias vezes para que a turma possa se apropriar da narração, memorizar partes da história e interagir com seu conteúdo. Alterne, na semana, a leitura de histórias repetidas e a introdução de novas. Esteja sempre atento às iniciativas das crianças e responda a elas por meio da fala, de gestos e de expressões faciais. Sempre promova conversas entre as crianças sobre o que foi lido.
O restante do plano de aula se encontra no site da Revista Escola e além dessa você pode encontrar outras atividades envolvendo diversas áreas a serem trabalhadas na educação infantil.
Vale a pena dar uma olhada!!!
0 Dê o Seu Recado:
Postar um comentário