Alun@s com disposição de reunir material e dar suporte à utilização do Dispositivo Pedagógico da Mídia na Educação.
RSS

sexta-feira, 21 de maio de 2010

A Importância da Música na Educação Infantil


O referencial curricular da Educação infantil orienta o trabalho com seis eixos: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade e matemática. Agora tomamos a Música como foco de discussão.
A música se fundamenta numa linguagem que tem a capacidade de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, estando presente em várias culturas e se afirmando como uma forma de expressão humana.

Estando presente em nosso cotidiano desde cedo as crianças entram em contato com a música e assim aprendem a atribuir a ela significados culturais que integram aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos que são um dos motivos pelo qual a música deve estar presente na vida dos pequenos, pois devem atender aos seguintes objetivos:

• Formação de hábitos
• Atitudes
• Comemorações
• Memorizações de conteúdos como n.º e seqüência matemática
• Desenvolvimento do senso rítmico com a formação do desenvolvimento motor, auditivo e do domínio rítmico.

Logo, ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, jogos de mãos são atividades que estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, devendo ser produzida, apreciada e refletida pelas crianças, pois a produção de atividades que envolvam a musicalidade deve estar centrada na experimentação e na imitação, tendo como produto a interpretação e a improvisação dos alunos, integrando esse eixo à outras áreas da aprendizagem infantil como as linguagens (movimento, expressão corporal, artes visuais...)

Para o educador que se propõe a trabalhar música em suas aulas, ele deve buscar explorar em seus objetivos os seguintes aspectos:
• Interpretar musicas e diversas;
• Participar de brincadeiras, jogos cantados e rítmicos;
• Cantar musicas diversas;
• Reconhecer sons graves e agudos;
• Explorar, repetir e reproduzir sons vocais e não vocais como: imitar sons da natureza, carros, aviões, telefones, animais e outros;
• Reproduzir ritmos aliados a palmas, batida dos pés, instrumentos musicais e melodias;
• Aprender a cantar músicas relacionadas aos temas desenvolvidos e outras canções folclóricas e populares;
• Movimentar-se espontaneamente ao som de musicas com ritmos variados.

Logo, podemos perceber que a música possui um papel importante na educação das crianças, pois contribui para o desenvolvimento psicomotor, sócioafetivo, cognitivo e lingüístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. A musicalização é um processo de construção do conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, da socialização e afetividade, também contribuindo para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.

Para saber mais sobre o assunto:
http://www.iacat.com/revista/recrearte/recrearte03/musicoterapia.htm
http://gizeliamonteiro.blogspot.com/2009/07/musica-na-educacao-infantil.html
http://biblioteca.universia.net/html_bura/ficha/params/id/36765914.html

"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes"
Rubem Alves

0 Dê o Seu Recado:

Postar um comentário