Alun@s com disposição de reunir material e dar suporte à utilização do Dispositivo Pedagógico da Mídia na Educação.
RSS

terça-feira, 18 de maio de 2010

A Mídia e a Educação Infantil


O compromisso da mídia em informar e ditar regras na educação de crianças brasileiras vem aumentado nos últimos anos. Programas com o enfoque educacional são criados com o objetivo de ajudar a educação dos pequeninos. Mas as dúvidas em relação à eficácia de tais programas fica sobre o ambiente pedagógico e permeiam a prática docente na dúvida do uso de tais recursos.
Porém, a relação que as crianças têm, atualmente, com as mídias está, perceptivelmente, gerando uma nova cultura da infância, trazendo uma noção de autonomia maior para o público infantil. Com isso não podemos apenas dizer que a mídia se mostra como vilã na vida dos infantes, os novos recursos midiáticos nos apresentam um território interessante de relações impensáveis até a bem pouco tempo. Portanto, desenvolver a capacidade para utilizar, dialogar e produzir conteúdos com estas novas linguagens é muito importante para quem não quer se perder nesse progresso histórico.
Tais recursos aos quais nos referimos não é apenas a televisão, grande conhecida das crianças. Mas também o rádio, os livros didáticos, jornais, revistas, internet, entre outros e, se bem usados, podem ser grandes ajudas no trabalho do professor em sala de aula.
É a isso que nos propomos, trazer uma visão de mídia como algo positivo, como um recurso que não aliena se for bem trabalhado e pode despertar nos pequenos atitudes reflexivas a partir de materiais direcionados à sua faixa etária.
Por uma mídia, que é o blog, tentaremos oferecer formas de se trabalhar novas mídias em suas salas de aula, possibilitando assim um acesso mais íntimo tanto de você: professor, pai ou interessado em educação infantil, quando das crianças, a partir das propostas de ensino que preparemos aqui e juntos ficaremos de olho na educação infantil.

0 Dê o Seu Recado:

Postar um comentário