Alun@s com disposição de reunir material e dar suporte à utilização do Dispositivo Pedagógico da Mídia na Educação.
RSS

sexta-feira, 28 de maio de 2010

O Livro na Educação Infantil


O que poucas pessoas sabem é que o livro também é um tipo de mídia, inclusive uma das mais usadas no âmbito educacional, ainda que seus usuários não tenham a compreensão desse como recurso midiático. Num mundo moderno onde as informações estão postas de maneira pronta, é fundamental fazer com que as crianças percebam que não há tecnologia que substitua o prazer de tocar as páginas de um livro e encontrar nelas um mundo repleto de encantamento.

O livro permite as crianças (leitores em formação) a livre imaginação, estimulando o pensar, o desenhar, o escrever, o criar e o recriar. A criança que não tiver a oportunidade de suscitar seu imaginário poderá no futuro, ser um indivíduo sem criticidade, pouco criativo e sem sensibilidade para compreender a sua própria realidade.

Dessa forma é imprescindível o papel dos pais e professores no incentivo a leitura, habituando a criança ao livro, pois nessa positiva experiênca com a linguagem estaremos colaborando com a aquisição de conhecimentos, a recreação, informação e interação da criança desenvolvendo nelas a capacidade de comunicação e facilitando o processo de alfabetização e formação como ser humano.

A criança é atraída pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio fácil e pelas possibilidades emotivas que o livro pode conter, interessando-se pelas cores, formas e figuras que esses possuem e que mais tarde, darão significados a elas, identificando-as e nomeando-as.

É importante que as crianças já tenham contato com livros, mesmo que ainda não saibam ler, devendo esse ser tocado pela criança, folheado, de forma que ela tenha um contato mais íntimo com o objeto do seu interesse percebendo assim que eles fazem parte de um mundo fascinante, onde a fantasia apresenta-se por meio de palavras e desenhos.

Comparada a outras mídias como o jornal, cinema, rádio e televisão, o livro tem vantagens únicas. Em vez de precisar escolher entre uma variedade limitada, posta à disposição de um patrocinador, o livro permite que o leitor escolha onde ler e quando ler, no ritmo que mais lhe agrada, podendo retardar ou apressar a leitura; interrompê-Ia, reler ou parar para refletir, a seu bel-prazer. Lê o que, quando, onde e como bem entender.

Para desenvolver um programa equilibrado de a leitura essa deve estar integrada aos conteúdos relacionados ao currículo escolar, sendo oferecida através de doses diárias, de maneira natural e agradável, sem obrigação e dispondo de variedade de livros de literatura como contos, fábulas e poesias.


Nas nossas sugestões de leitura temos:

A importância da leitura no desenvolvimento da criança

O Aprendizado da leitura nos dias atuais

0 Dê o Seu Recado:

Postar um comentário