Alun@s com disposição de reunir material e dar suporte à utilização do Dispositivo Pedagógico da Mídia na Educação.
RSS

sábado, 22 de maio de 2010

A creche também ensina



Até os 3 anos de idade as crianças passam por uma fase de desenvolvimento bastante importante na sua formação, logo a presença da brincadeira na educação infantil tem um papel fundamental nessa aprendizagem.
Na escola, os pequenos recebem cuidados e atenção e têm espaço para explorar, brincar e se conhecer. Portanto é importante que na sala de aula eles tenham à disposição brinquedos e materiais que incentivem a expressão artística e estimulem a imaginação. No parque, se divertem pisando na areia. Mesmo sem saber ler, manuseia livros e isso colabora com o contato da criança e a escrita. Muitas vezes, nem conseguem falar e já estão "cantando" cantigas de roda e seguindo a coreografia. Assim deveria ser a realidade das maiorias de nossas creches.
Atividades desse tipo compõem os conteúdos da Educação Básica direcionada ao pré-escolar. "Todas essas experiências que fazem parte da rotina devem ser organizadas em um currículo de forma a proporcionar o desenvolvimento de habilidades, como andar, e a aprendizagem de aspectos culturais, como o hábito da leitura", diz Beatriz Ferraz, consultora em Educação Infantil e coordenadora da Escola de Educadores, em São Paulo. Nessa fase a construção de conhecimento se dá por meio da ação, da interação com os colegas e os adultos, da brincadeira, da imaginação e do faz de conta. "Não se trata, portanto, de escolarizar as crianças tão cedo, mas de apoiá-las em seu desenvolvimento", ressalta Beatriz.

Esse tipo de postura reafirma que a creche não é apenas um local assistencialista que serve apenas de apóio às mães e pais que não podem passar os dias com os filhos, mas sim um local de aprendizagens, onde são trabalhadas atividades que estimulem a aprendizagem da criança e proporcionem uma maior interatividade desta com o meio no qual está inserido.


Para mais informações sobre o tema basta acessar:
Nova escola
CRECHE: Do assistencialismo para o pedagógico
A CRECHE ENQUANTO CONTEXTO POSSÍVEL DE DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA PEQUENA

0 Dê o Seu Recado:

Postar um comentário