Alun@s com disposição de reunir material e dar suporte à utilização do Dispositivo Pedagógico da Mídia na Educação.
RSS

sábado, 29 de maio de 2010

Dançando com os Gatinhos

Propomos aqui uma atividade para se trabalhar mídia na educação infantil.
Com a elaboração de um vídeo clipe com as crianças, nós podemos explorar ludicidade, criatividade e expressão corporal numa aula dinâmica e divertida.


Dançando com os Gatinhos

JUSTIFICATIVA

As crianças adoram fazer vídeo e a escola precisa incentivar o máximo possível a produção de pesquisas em vídeo pelos alunos. A produção em vídeo tem uma dimensão moderna e lúdica. Moderna, porque se desenvolve dentro de um meio contemporâneo, novo e que integra diferentes linguagens (corporal, facial, verbal, escrita, etc) e lúdica, pela miniaturização da câmera, que permite brincar com a realidade. O manuseio da câmera dá às crianças a autonomia na gravação de suas cenas, pois filmar é uma das experiências mais envolventes tanto para as crianças como para os adultos.
Os alunos podem ser incentivados a produzir dentro de uma determinado tema, ou dentro de um trabalho interdisciplinar. E também produzir programas informativos, feitos por eles mesmos e colocá-los em lugares visíveis dentro da escola e em horários onde muitas crianças possam assisti-los. Tais programas podem seguir o esquema de um telejornal, de uma novela ou de um programa que faça parte do interesse dos pequenos. O vídeo passa então a ser um veículo de comunicação, sendo uma mídia voltada para a informação que existe dentro da própria escola.

OBJETIVOS

Trabalhar expressão corporal através da produção de um vídeo clipe da música “História de uma gata”. Como nova forma de comunicação, adaptada à sensibilidade das crianças. Esse trabalho possibilita um maior contato das crianças com o processo de produção de uma mídia, pois o vídeo serve como uma integração e um suporte para a produção de outras mídias como a Internet, o CD- ROM, o DVD, os gibis, fotografia, murais, etc..

METODOLOGIA

• 1º Momento:

Disponibilizar fantasias e adereços para que as próprias crianças se fantasiem e a medida que uma criança se veste, auxiliada por um adulto, a professora pode ir pintando as carinhas das crianças ou disponibilizando máscaras de gatinhos.

• 2º Momento:

Ensaiar com as crianças a música diante da câmera, para que no momento da filmagem elas possam sentir-se mais à vontade com o utensílio.

• 3º Momento:

Gravar o vídeo clipe com todas as crianças. A professora irá iniciar a dança, mas é fundamental que as crianças sintam-se livres para se mexer da maneira que quiserem, valorizando assim o devir que é próprio dessa idade.

• 4º Momento:

Fazer uma roda de discussão e socializar com as crianças o que foi vivido por elas naquele momento, como se sentiram, o que acharam, de que gostaram e o que mudariam na atividade seriam perguntar essenciais para ter um retorno do que foi realizado.

MATERIAIS UTILIZADOS

Pincel, tinta para rosto, fantasias, máscaras (opcional), CD “Os Saltimbancos”, aparelho de som, filmadora e/ou máquina digital.


Essa atividade pode ser complementar a outras que tragam outros tipos de mídia... A construção de um "centro de interesse" ou quem sabe um "projeto" seria bastante interessante para turma.
Outras dinâmicas interessantes podem se inspirar nas seguintes dicas:

- Dramatizar situações importantes do vídeo assistido e discuti-las comparativamente. Usar a representação, o teatro como meio de expressão do que o vídeo mostrou, adaptando-o à realidade dos alunos.
Um exemplo: alguns alunos escolhem personagens de um vídeo e os representam adaptando-os a sua realidade. Depois se compara os personagens do vídeo e os da representação, a estória do vídeo com a adaptada pelos alunos.

- Adaptar o vídeo ao grupo: Contar - oralmente, por escrito ou audiovisualmente - situações nossas próximas às mostradas no vídeo.

- Desenhar uma tela de televisão e colocar o que mais impressionou os alunos. O professor exibe num mural os desenhos e todos comentarão as coincidências principais e o seu significado.

- Comparar - principalmente em aulas de literatura portuguesa ou estrangeira - um vídeo baseado em uma obra literária com o texto original.
Destacar os pontos fortes e fracos do livro e da adaptação audiovisual.




Música
Título: História de uma gata
(Enriquez/Bardotti - versão: Chico Buarque)

Me alimentaram
Me acariciaram
Me aliciaram
Me acostumaram

O meu mundo era o apartamento
Detefon, almofada e trato
Todo dia filé-mignon
Ou mesmo um bom filé... de gato
Me diziam todo momento
Fique em casa, não tome vento
Mas é duro ficar na sua
Quando à luz da lua
Tantos gatos pela rua
Toda a noite vai cantando assim

Nós, gatos, já nascemos pobres
Porém, já nascemos livres
Senhor, senhora, senhorio
Felino, não reconhecerás

De manhã eu voltei pra casa
Fui barrada na portaria
Sem filé e sem almofada
Por causa da cantoria
Mas agora o meu dia-a-dia
É no meio da gataria
Pela rua virando lata
Eu sou mais eu, mais gata
Numa louca serenata
Que de noite sai cantando assim

Nós, gatos, já nascemos pobres
Porém, já nascemos livres
Senhor, senhora, senhorio
Felino, não reconhecerás


Para mais sugestões de atividades visitem o blog: Mídias na Educação

0 Dê o Seu Recado:

Postar um comentário