Alun@s com disposição de reunir material e dar suporte à utilização do Dispositivo Pedagógico da Mídia na Educação.
RSS

terça-feira, 1 de junho de 2010

PAIS AUSENTES

A presença dos pais na educação dos filhos é e sempre foi imprescindível, porém, hoje percebemos que existem muitas crianças carentes, que se encontram perdidas entre a internet, a tevê e os videogames.

A falta de acompanhamento próximo com as crianças é um dos principais fatores que levam às falhas na educação infantil, uma vez que os pais não conseguem educar os filhos de forma adequada.

Queixas como: Agressividade, depressão, carência afetiva e problemas escolares são frequentes entre os pais que apresentam o perfil acima exposto.

Entretanto, ressaltamos que pais fisicamente ausentes no cotidiano das crianças não significa necessariamente pais displicentes. O que gera problemas na educação das crianças não é o fato dos pais trabalharem fora, mas a maneira como se comprometem com a educação de seus filhos, a forma como administram seu tempo e o tipo efetivo de educação que colocam em prática. Esses podem estar fisicamente próximos de seus filhos durante a maior parte do dia, mas podem não estar afetivamente disponíveis a eles. Não conversam intimamente, não brincam, brigam e gritam a maior parte das vezes que se dirigem à criança.
Por outro lado, existem famílias que, mesmo estando a maior parte do dia longe de seus filhos, conseguem manter um relacionamento próximo, afetuoso e se envolver na educação dos filhos.
Os pais devem desenvolver algumas habilidades para participaram mais ativamente na educação e na vida de seus filhos, como por exemplo:

  • Administrar o tempo
  • Serem afetivos
  • Monitorar a distância
  • Ser cuidadoso na escolha de com quem e onde deixar a criança na ausência
  • Dar atenção
  • Estarem acessíveis (para criança poder recorrer nos momentos em que precisar)

Para mais informações sobre o tema acessem o Clube do Bebê.

0 Dê o Seu Recado:

Postar um comentário