Alun@s com disposição de reunir material e dar suporte à utilização do Dispositivo Pedagógico da Mídia na Educação.
RSS

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Limites na educação infantil


O tão falado limite, conhecido também como disciplina, nada mais é do que um conjunto de regras éticas utilizadas para atingir um objetivo, que via de regra, visa desenvolver na criança competências para a vida em sociedade.


A família, em geral os pais, compõe a primeira instancia de sociabilidade das crianças que por sua vez se espelham nesses reproduzindo o que fazem e como agem. Deste ponto de vista ser um modelo prático daquilo que se quer que os filhos aprendam e sejam no futuro é o melhor caminho para alcançar os objetivos almejados na educação infantil.


O fato de instituir regras sem discutir-las nem explicá-las se caracteriza como um erro nesse processo educativo, pois uma vez que as crianças não entendem o porquê do motivo da regra, da proibição ou do limite, elas oferecem resistência e encaram os pais como empecilhos para sua felicidade gerando dessa forma um mal estar na relação dentro de casa. Porém, quando estas “normas” são colocadas, discutidas e evidenciadas em sua preocupação e no amor embutidos nestes atos, fica mais fácil compreender-las e inclusive obedecer-las.


É necessário muito bom senso e sensibilidade para tratar de limites, fugindo aos extremos do autoritarismo e da permissividade. Liberdade ilimitada pode criar o caos no desenvolvimento dos infantes, pois esses não possuem dentro de si discernimento, juízo e capacidade necessária para fazer bom uso dessa ampla liberdade. Por outro lado pais demasiadamente autoritários tolhem as crianças e comprometem a autonomia e o desenvolvimento de inúmeras habilidades.


Deve-se buscar o equilíbrio entre ser coerentemente complacentes e coerentemente firmes, sem tocar os dois extremos; aplicando leis de modo ponderado. É essa a medida que os pais deveriam encontrar : a firmeza daquilo que se espera das crianças com o amor e a ternura que eles representam enquanto preocupação com o bem estar e o futuro dessas.


Visite o site: Psicologia e Desenvolvimento Infantil

1 Dê o Seu Recado:

Anônimo disse...

Vale conferir também:

http://vocesabendomais.blogspot.com/2009/05/limites-para-os-filhos.html

Postar um comentário