Alun@s com disposição de reunir material e dar suporte à utilização do Dispositivo Pedagógico da Mídia na Educação.
RSS

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Espaço Físico na Creche


A creche não é um lugar qualquer, onde as crianças devem ficar em salas de aula planejadas apenas para aulas. O espaço físico da creche é bastante importante para uma boa qualidade na aprendizagem infantil e deve corresponder às necessidades dos pequenos. Esse espaço, como diz Agostinho, se projeta e se imagina. É um lugar construído a partir do qual as relações são formadas e tornam-se parte significativa na vida das crianças.

Logo, cabe ao educador construir com os pequenos os espaços que compõem a sua rotina. Os famosos "cantinhos" possibilitam às crianças uma maior diversidade e autonomia dentro do espaço da sala. Cantinho de leitura, cantinho de artes, cantinho do sono, entre outros tipos de cantinho são locais onde as crianças constroem os seus "mundos" e suas identidades dentro do espaço escolar.

Um exemplo de um modelo educativo que valoriza os cantinhos como recurso pedagógico é a creche Paulo Rosas, da UFPE. Nela as salas de aulas são construídas cada uma dentro de um tema gerador da aula. Há a sala de faz de contas, onde as crianças trabalham expressividade, oralidade e criatividade e a sala destinada aos números, com jogos matemático direcionados a uma faixa etária específica. Ao todo são quatro espaços temáticos, onde as turmas se reversam durante a semana, possibilitando assim que todos os alunos passem por todas as salas e façam atividades diferenciadas.

Para um aprofundamento nesse tema indicamos:



0 Dê o Seu Recado:

Postar um comentário