Popularmente relacionada a um simples passatempo, a brincadeira é um componente essencial no desenvolvimento físico e psíquico das crianças, uma vez que através dessa os infantes experimentam o mundo, os movimentos, as reações e desenvolvem atividades futuras.
Muitos adultos (pais e educadores) limitam o ato de brincar com regras demasiadas inibindo as manifestações das crianças e tolhendo-as numa importante etapa do desenvolvimento infantil.
Através do simbólico jogo da brincadeira, a criança irá entender o mundo ao redor, testar habilidades físicas (correr, pular), funções sociais (ser o construtor, a enfermeira, a secretária), aprender as regras, colher os resultados positivos ou negativos dos seus feitos (ganhar, perder, cair), registrando o que deve ou não repetir nas próximas oportunidades (ter mais calma, não ser teimoso). A aprendizagem da linguagem e a habilidade motora de uma criança também são desenvolvidas durante o brincar.
A brincadeira permite um extravasar dos sentimentos, auxiliando na reflexão sobre a situação e criando várias alternativas de conduta para o desfecho mais satisfatório ao seu desejo.
O ato de brincar com outras crianças favorece o entendimento de certos princípios da vida, como o de colaboração, divisão, liderança, obediência às regras e competição.
A realização da ludoterapia (terapia através do brincar), tem mostrado excelentes resultados em crianças com diversos tipos de dificuldades e/ou problemas. A ludoterapia permite que a criança expresse seus medos, conflitos e ansiedades, possibilitando (com auxílio do terapeuta) a elaboração destes sentimentos.
Portanto, as crianças tendo a oportunidade de brincar, estarão mais preparadas emocionalmente para controlar suas atitudes e emoções dentro do contexto social, obtendo assim melhores resultados gerais no desenrolar da sua vida.
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