segunda-feira, 21 de junho de 2010
Espaço Físico na Creche
domingo, 6 de junho de 2010
Ciências Naturais e Educação Infantil
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Limites na educação infantil
O tão falado limite, conhecido também como disciplina, nada mais é do que um conjunto de regras éticas utilizadas para atingir um objetivo, que via de regra, visa desenvolver na criança competências para a vida em sociedade.
A família, em geral os pais, compõe a primeira instancia de sociabilidade das crianças que por sua vez se espelham nesses reproduzindo o que fazem e como agem. Deste ponto de vista ser um modelo prático daquilo que se quer que os filhos aprendam e sejam no futuro é o melhor caminho para alcançar os objetivos almejados na educação infantil.
O fato de instituir regras sem discutir-las nem explicá-las se caracteriza como um erro nesse processo educativo, pois uma vez que as crianças não entendem o porquê do motivo da regra, da proibição ou do limite, elas oferecem resistência e encaram os pais como empecilhos para sua felicidade gerando dessa forma um mal estar na relação dentro de casa. Porém, quando estas “normas” são colocadas, discutidas e evidenciadas em sua preocupação e no amor embutidos nestes atos, fica mais fácil compreender-las e inclusive obedecer-las.
É necessário muito bom senso e sensibilidade para tratar de limites, fugindo aos extremos do autoritarismo e da permissividade. Liberdade ilimitada pode criar o caos no desenvolvimento dos infantes, pois esses não possuem dentro de si discernimento, juízo e capacidade necessária para fazer bom uso dessa ampla liberdade. Por outro lado pais demasiadamente autoritários tolhem as crianças e comprometem a autonomia e o desenvolvimento de inúmeras habilidades.
Deve-se buscar o equilíbrio entre ser coerentemente complacentes e coerentemente firmes, sem tocar os dois extremos; aplicando leis de modo ponderado. É essa a medida que os pais deveriam encontrar : a firmeza daquilo que se espera das crianças com o amor e a ternura que eles representam enquanto preocupação com o bem estar e o futuro dessas.
terça-feira, 1 de junho de 2010
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR
Popularmente relacionada a um simples passatempo, a brincadeira é um componente essencial no desenvolvimento físico e psíquico das crianças, uma vez que através dessa os infantes experimentam o mundo, os movimentos, as reações e desenvolvem atividades futuras.
Muitos adultos (pais e educadores) limitam o ato de brincar com regras demasiadas inibindo as manifestações das crianças e tolhendo-as numa importante etapa do desenvolvimento infantil.
PAIS AUSENTES
A presença dos pais na educação dos filhos é e sempre foi imprescindível, porém, hoje percebemos que existem muitas crianças carentes, que se encontram perdidas entre a internet, a tevê e os videogames.
A falta de acompanhamento próximo com as crianças é um dos principais fatores que levam às falhas na educação infantil, uma vez que os pais não conseguem educar os filhos de forma adequada.
Queixas como: Agressividade, depressão, carência afetiva e problemas escolares são frequentes entre os pais que apresentam o perfil acima exposto.
- Administrar o tempo
- Serem afetivos
- Monitorar a distância
- Ser cuidadoso na escolha de com quem e onde deixar a criança na ausência
- Dar atenção
- Estarem acessíveis (para criança poder recorrer nos momentos em que precisar)
Para mais informações sobre o tema acessem o Clube do Bebê.