Por entender a importância do papel da mídia na construção da vida contemporânea e os diferentes conhecimentos, daqueles obtidos nas escolas, que essas nos proporcionam advogamos a respeito do letramento midiático, que é uma pedagogia de multiletramento focando diversos modos de representação diferente do letramento que visa e tematiza formas especificas de determinada língua, ajudando na formação de indivíduos críticos.
O surgimento de novas tecnologias de comunicação tem modificado muitas atividades da vida moderna, inclusive o processo de ensino/ aprendizagem. A crescente utilização de ferramentas tecnológicas exige dos cidadãos conhecimentos e raciocínios específicos, necessitando de um novo tipo de letramento que considere a necessidade dos indivíduos de dominarem um conjunto de informações e habilidades mentais
Se tornar letrado é sobremodo construir sentidos sobre a realidade, devendo estar atento as praticas de letramento e as estruturas sociais em que estão inseridos, indo além da mídia tradicional, o livro, através do qual são feitas essas práticas e dando a possibilidade a outras mídias de negociar novas formas de atribuir significados as aprendizagens da vida e da escola.
Dessa forma as crianças devem, desde muito cedo, aprender a lidar com diferentes recursos midiáticos (televisão, radio, computador, internet) devendo ser feito esse contato, de caráter pedagógico, mediado por educadores que orientem e os auxilie na utilização adequada dessas mídias.
Sempre que possível os docentes devem trazer para o universo da sala de aula meios de comunicação que permita às crianças, conhecer, explorar e fazer um uso mais sistematizado desses que já fazem parte de seus cotidianos.
Para uma leitura mais ampla sobre o tema:
UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO MIDIÁTICO PARA OS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE CASCAVEL
LETRAMENTO MIDIÁTICO E LETRAMENTO ESCOLAR: UM DIÁLOGO POSSÍVEL